Não perca este fim de semana: fogo-de-artifício, procissão e os altares de flores na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Como festa anual organizada, a Romaria de Matosinhos assinala-se desde 3 de maio de 1733, domingo do Espírito Santo, data em que a Imagem do Bom Jesus foi recolocada no seu atual lugar no altar. Todavia, as suas origens remontam já à Idade Média, mais precisamente a meados do século XIV, altura em que peregrinos vindos da Galiza visitavam Bouças para ver a Imagem do Bom Jesus.
A Romaria ocorre num período de grande florescimento primaveril, fato que estará na base de uma das mais célebres tradições das Festas do Senhor de Matosinhos e que atraem todos os anos milhares de visitantes à Igreja do Bom Jesus - a decoração da igreja e dos seus altares com flores. Durante séculos, Matosinhos foi uma terra conhecida pela sua grande abundância de flores.
A responsabilidade da decoração de cada altar pertence a um conjunto de zeladores (geralmente mulheres) que, durante todo o ano, se organiza e planeia os motivos decorativos e as flores a utilizar no “seu” altar durante o período das Festas.
Este ano, os preparativos já começaram. Mas há mais razões para visitar Matosinhos durante o próximo fim-de-semana.
No sábado, dia 7 de junho, depois da visita à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, as atenções centram-se na sessão de fogo-de-artifício, lançado do Porto de Leixões, às 24h00.
Como é habitual, milhares de pessoas assistirão à Procissão do Bom Jesus de Matosinhos, na tarde do próximo domingo, dia 8 de junho, que antecede o feriado municipal (terça-feira).Logo depois do almoço começa a correria ao melhor lugar para ver os andores, nomeadamente o da imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Desde a década de 1960 que a imagem original deixou de integrar a procissão por se temer que ficasse deteriorada, atendendo ao facto de ser antiga. A Câmara Municipal decidiu, por isso, conceber uma réplica da imagem do Bom Jesus de Matosinhos de forma a valorizar ainda mais a vertente religiosa das Festas da Cidade e atraindo mais fiéis à grandiosa Procissão ao Senhor do Padrão.
A Procissão do Senhor de Matosinhos sairá da Igreja matriz pelas 16h00 e fará o seguinte percurso: Av. D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, Monumento ao Senhor de Padrão, regressa pela Rua do Godinho, Avenida D. Afonso Henriques e Igreja Matriz.