A Universidade Sénior Florbela Espanca assinalou ontem o início do novo ano letivo
A sessão solene decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, e da Presidente da Direção da Universidade Sénior Florbela Espanca, Zélia Teixeira.
Luísa Salgueiro destacou o “momento simbólico” que assinala o arranque de mais um ano letivo da instituição, salientado ainda “o reconhecimento e o estímulo pelo trabalho desenvolvido” nos seus 11 anos de atividade.
A Universidade Sénior Florbela Espanca nasceu da associação entre o Lions Clube de Matosinhos, a Câmara Municipal e a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos.
Gerida por uma associação sem fins lucrativos, a Universidade Sénior Florbela Espanca é hoje uma referência nacional na promoção do envelhecimento ativo, independentemente da idade, grau académico ou habilitações literárias.
Com um corpo docente altamente qualificado, esta instituição, além do conhecimento transmitido em contexto de sala de aula, organiza diversas atividades lúdicas e culturais no exterior das suas instalações.
“A comunidade de Matosinhos beneficia e muito do trabalho que vocês fazem. A riqueza de Matosinhos também resulta deste tipo de projetos”, disse Luísa Salgueiro aos responsáveis da instituição. “O que vocês estão a fazer é devolver à comunidade o vosso conhecimento”, acrescentou.
Também Palmira Macedo enalteceu o trabalho de inclusão da Universidade Sénior Florbela Espanca: “Não nos resignamos com as competências que adquirimos na juventude. A sociedade está em constante mutação. É este sentimento de inconformidade que nos faz adaptar às mudanças da sociedade”.
Depois da sessão solene de abertura do ano letivo, seguiu-se uma conferência dedicada ao tema “Longevidade Avançada”, a cargo do professor, psicólogo e investigador Óscar Ribeiro.
Doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho, Óscar Ribeiro é atualmente Professor Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Professor Auxiliar convidado na Universidade de Aveiro e Professor Afiliado no ICBAS. É investigador principal do AgeingC, grupo de investigação do CINTESIS- Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Além de docente e de investigador com vários artigos científicos publicados, exerce a sua atividade clínica como psicólogo. É atualmente coordenador do Projeto PT100 – Estudo dos Centenários do Porto.
Gerontologia, Geriatria e Gerontologia, Psiquiatria, Psicologia, Psicologia Clínica, Longevidade Excecional são as suas áreas de investigação.
A sessão contou ainda com a atuação do grupo de tai-chi e de vozes da Universidade Sénior Florbela Espanca.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
