Amanhã, 9 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reflexão e debate em torno das questões educativas do concelho.
Refletir e debater sobre as políticas educativas municipais e metropolitanas, partilhar experiências e projetos em curso nas escolas do concelho ou fomentar o debate em torno do Projeto Educativo Municipal são alguns dos objetivos a que se propõe a Câmara Municipal de Matosinhos com o Seminário “Trilhar Novos Caminhos na Educação em Matosinhos”, que se realiza amanhã, dia 9 de julho, entre as 9h30 e as 17h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Para além do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que fará a sessão de abertura, marcarão presença o Vereador da Educação, António Correia Pinto, que vai moderar alguns painéis, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que irá falar sobre o papel das Escolas de Matosinhos no projeto comum ao concelho “Matosinhos Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016”.
Dos temas em debate este ano, destaca-se “a administração local da educação”, na perspetiva de Joaquim Machado, Professor da Universidade Católica, e a indisciplina em contexto escolar, na perspetiva de João Lopes, Professor da Universidade do Minho, Marisa Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Frazão, e João Freire do Sindicato Nacional dos Psicólogos.
Para além destes temas o seminário contará com a participação de docentes das escolas de Matosinhos que estiveram envolvidos numa formação realizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Matosinhos com o tema “Os professores e a construção de escolhas vocacionais”, orientado por Inês Nascimento (Universidade do Porto).
A participação direta das escolas está também salvaguardada através da apresentação das escolas não agrupadas de Matosinhos, ES Augusto Gomes, ES da Boa Nova e ES João Gonçalves Zarco, num painel com o título “Escolas Não Agrupadas de Matosinhos – retratos e singularidades.”
As Escolas de Música Óscar da Silva e de Leça da Palmeira abrirão e encerrarão, respetivamente, a iniciativa com momentos musicais protagonizados por alunos, principais destinatários da ação educativa.