Presidente da Câmara defende o trabalho em rede das instituições de solidariedade social.
Organizado pela EAPN- Rede Europeia Anti Pobreza, o seminário tem, ao longo do dia, na sua ordem de trabalhos temas como a sustentabilidade e qualificação do terceiro sector, financiamento público, angariação de fundos e inovação social.
Perante a atual crise que o país atravessa, o Padre Jardim Moreira, Presidente da EAPN Portugal, defende uma maior participação ativa da sociedade civil e uma maior diversificação da fonte de financiamento. “É preciso transformar os desafios em oportunidades e as oportunidades em compromissos. E para isso é necessário o envolvimento de todos os atores na luta contra a pobreza e exclusão social”, salientou.
Também a Dr.ª Ana Venâncio, em representação do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, abordou as dificuldades que as famílias vivem, principalmente as de classe média. “Só se passou a falar de sustentabilidade em tempos de crise. A classe média e alta está a ser massacrada pela perda de rendimentos. A realidade social já não é a mesma de há 20 anos atrás”, frisou.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos admitiu que, apesar da crise, prefere ter uma postura otimista. “Portugal está hoje mais apetrechado de equipamentos e de instituições para fazer face à crise e é isso que me faz ser otimista. Há uma reposta à emergência social muito maior do que havia há 20 anos. Bem sei que falta muita coisa, mas o balanço global é positivo”, considerou o Dr. Guilherme Pinto.
O edil defendeu também a introdução do rigor e da qualificação nas instituições de solidariedade social do Concelho, através do trabalho em rede, de uma relação de confiança e de partilha de saberes, do espírito de solidariedade, de centrar as atenções no essencial e nas pessoas.
O seminário dedicado à “Sustentabilidade e Qualificação do Terceiro Setor” decorre, dia 7 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, conta com a presença da Vereadora da Ação Social da Autarquia, Dr.ª Lurdes Queirós, além de sociólogos, psicólogos, consultores e outros especialistas.