
Matosinhos apresenta sistema de Bike-sharing e Bike-Parking
Inserida na programação da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, foi lançada ontem a publicação do Plano de Mobilidade e Transportes de Matosinhos, um documento estratégico, elaborado pelo Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e que define as linhas orientadoras do município para a próxima década.
A apresentação aconteceu em Lavra, no Centro Social Padre Ramos, e contou com a presença da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, do vice-presidente, Fernando Rocha, do vereador da Educação e Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, do vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos, do vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, da presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e do Professor Paulo Pinho, coordenador do estudo.
Hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada com a apresentação da “Visão Estratégica para a Mobilidade Suave Partilhada” e dos Sistemas de Bike- Sharing e Bike-Parking.
A abertura do encontro esteve a cargo do presidente da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, que realçou as três estações de Bike-sharing já existentes (Norteshopping, Nova Centralidade de S. Mamede de Infesta e Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões), mas que num futuro próximo passarão a ser seis.
Seguiram-se algumas palavras de João Rocha, presidente do IPP (Instituto Politécnico do Porto) que salientou o tema da mobilidade urbana como um dos mais presentes na atualidade, realçando o interesse do ensino superior que representa em associar-se a todo e qualquer projeto que incentive a política ambiental, a redução de emissões de CO2 e a descarbonização das cidades.
João Quintão, diretor do departamento de urbanismo da autarquia, apresentou de forma sucinta os principais objetivos do Plano de Mobilidade e Transportes, mais especificamente, do troço entre a Asprela e a ciclovia do Leça, destacando o lema deste plano “Mais acessível, Mais Próximo” e realçando a importância das questões de acessibilidade na qualidade de vida dos cidadãos.
A primeira parte da sessão fechou com algumas palavras do vereador dos Transportes e Mobilidade.
José Pedro Rodrigues aproveitou o momento para agradecer a todos os parceiros envolvidos nos vários projetos ligados à mobilidade e sustentabilidade ambiental que têm permitido a Matosinhos desenvolver uma política ambiental saudável e sustentável, com a obtenção até por parte do município de alguns prémios de reconhecimento pelo avanço nas políticas de desenvolvimento sustentável, de equilíbrio ambiental e pelas transformações rumo à descarbonização.
O vereador realçou, ainda, o espírito de descentralização dos sistemas de mobilidade implementados pela autarquia, a necessidade de alcançar o equilíbrio coletivo e ecológico nas cidades, aproximando as pessoas do seu território e o território das pessoas.
Entrou também hoje em funcionamento em Matosinhos o sistema piloto de gestão integrada de mobilidade que vai permitir que, na mesma aplicação, os
utilizadores consigam alugar bicicletas ou trotinetas elétricas, comprar e validar títulos de transportes públicos, pagar estacionamento na via pública, carregar veículos elétricos ou ter acesso a informações relevantes como linhas e horários de autocarros ou tempos de espera nos locais de embarque.
A aplicação MATOSINHOS AYR, desenvolvido pelo CEiiA e disponível nesta fase experimental para 50 munícipes de Matosinhos, vai ainda ter uma carteira virtual que possibilita a cada utilizador ver a poupança de carbono que efetuou com as suas deslocações.
Os participantes nesta apresentação, que decorreu em frente aos Paços do Concelho e contou com a participação da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, foram convidados a experimentar o sistema de Bike-sharing com um passeio de bicicleta elétrica entre a autarquia e as instalações do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.
Para além dos intervenientes, marcaram presença nesta sessão a Vereadora da Saúde, Desenvolvimento e Coesão Social, Ângela Miranda, o vereador dos Recursos Humanos e Formação, Valentim Campos, os administradores das empresas municipais MatosinhosHabit e Matosinhos Sport, Tiago Maia e Vasco Pinho, respetivamente.
Amanhã, 18 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade será assinalada com a entrega de passes Maré a estudantes na Escola Básica e Secundária Padrão da Légua, em Leça do Balio, pelas 10h00.
