Autarquia de Matosinhos assinala Dia Internacional da Bengala Branca com conjunto de actividades a decorrer até 21 de Outubro.
A Câmara Municipal de Matosinhos assinala Dia Internacional da Bengala Branca, que se comemora a 15 de Outubro, com um conjunto de iniciativas de carácter lúdico e pedagógico, destinado a crianças, jovens e adultos que decorre até ao próximo dia 21, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
No sábado, 15 de Outubro, foi inaugurada uma exposição de materiais e equipamentos tiflo-écnicos e realizou-se, ainda, no Auditório da Biblioteca o Ateliê Ver, Não ver e Aprender – Os Cegos e as suas actividades diárias, mobilidade, Braille e o computador.
O Dia Internacional da Bengala Branca foi estabelecido em 1970 pela Federação Internacional de Cegos e tem como objectivo reconhecer a independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade.
Símbolo da igualdade e da cegueira, a bengala branca converteu-se também num símbolo de independência, liberdade e confiança. A sua utilização permite ao deficiente visual movimentar-se livremente.
Hoje, dia 17 de Outubro, pelas 10 horas, decorreu um Ateliê de adaptação de histórias: transformar histórias em três dimensões.
Conheça ainda o restante programa desta “semana Diferente”:
Dia 18 10h - Hora do conto especial - Sons, aromas, texturas farão parte desta hora do conto especial. Para turmas onde estão integradas Crianças com Deficiência Visual
Dia 19 10h – Ateliês de adaptação de histórias - Transformar histórias em 3 dimensões 14h – Cinemateca – exibição do filme “Ray”
Dia 20 e 22 11.30h – Ateliê Ver, Não Ver e Aprender – os cegos e as suas Actividades diárias, a Mobilidade, o Braille e o Computador
Todas as actividades são gratuitas, requerendo apenas inscrição presencial ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt