Baile no Estado Novo e sessão de tai-chi no Jardim Basílio Teles.
A Semana da Primavera, em Matosinhos, é sempre garantia de momentos agradáveis de convívio e de muitos sorrisos entre os idosos que participam na iniciativa. Ontem, a tarde foi dedicada à música, com um baile na discoteca Estado Novo. O Sr. Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a Vereadora da Acção Social, Dra. Luísa Salgueiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, fizeram questão de se juntar aos participantes numa tarde de festa. Hoje, pelas 15 horas, foi tempo de relaxar e nada como uma sessão de tai-chi.
A Semana da Primavera resulta de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Matosinhos e as Instituições de Apoio à Terceira Idade e Deficiência do concelho. Assim, desenvolvem e dinamizam um programa de actividades que engloba um conjunto de acções, que pretendem valorizar momentos de lazer e convívio entre os idosos das diferentes instituições.
Esta iniciativa, que se realiza todos os anos, teve início com a festa na discoteca Estado Novo, localizada na freguesia de Matosinhos. Uma tarde de convívio, muita animação e onde dançar é a palavra de ordem.
A Semana da Primavera terá início no dia 22 de Maio com a festa baile que se realizará na Discoteca Estado Novo. Esta oferece o seu espaço à população idosa do Concelho, proporcionando um dia de convívio e animação com música e bebidas não -alcoólicas à disposição dos participantes.
E depois de um dia animado, não há nada como uma verdadeira sessão de relaxamento. Por isso, mesmo esta tarde, o Jardim Basílio Teles recebeu cerca de 300 idosos para uma sessão da modalidade Tai-Chi, dinamizada por professores de diversas instituições.
O Tai-Chi Chuan é uma arte marcial milenar chinesa desenvolvida com movimentos lentos e harmoniosos.
Os criadores do Tai-Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Sendo uma ginástica adaptada para todas as idades, cuja prática possibilita um bem-estar psicossomático para quem o pratica, é hoje uma das modalidades mais procuradas do mundo.