Vasto programa de iniciativas ligadas ao Ambiente na chegada da Primavera a Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o início da Primavera com um conjunto de iniciativas ligadas ao Ambiente realizadas hoje. O programa da Semana da Primavera prolonga-se até sábado, 24 de Março.
Esta manhã, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, deslocou à Quinta de Santiago para participar num atelier de jardinagem, destinado aos mais jovens.
Mais tarde, o autarca apresentou na Rua Brito Capelo, junto às instalações da antiga Câmara, a iniciativa “Matosinhos em flor”. Esta iniciativa corporizou a ideia de desenvolvimento sustentado, conciliando a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico e a promoção social.
Aderiram a esta iniciativa cerca de uma centena de comerciantes da Rua Brito Capelo, que durante dois meses vão tratar de floreiras, cedidas pela Lipor, que irão embelezar toda a zona, fomentando assim o movimento comercial. Uma empresa mecenas, no fim dos dois meses, se o projecto funcionar bem, entregará uma verba de 10 Mil Euros à Casa do Caminho, que em Matosinhos se tem distinguido pelo notável trabalho a favor das crianças em risco e abandonadas.
O primeiro dia da Semana da Primavera incluiu ainda uma sessão de poesia, durante a tarde, no Jardim do Soneto Ecológico, situado junto ao Conjunto Habitacional da Seara. Os poetas Ana Luísa Amaral, Casimiro de Brito, Fernando Aguiar, José Alberto Marques, Manuel Portela e Rosa Alice Branco declamaram diversos poemas num parque em que a disposição das árvores lembra a estrutura de um soneto. A Poesia e a Natureza numa simbiose perfeita!