A companhia de teatro Seiva Trupe anunciou ontem o cancelamento da peça “O Crime da Aldeia Velha”, de Bernardo Santareno, cuja estreia estava marcada para o dia 18 de julho, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. O cancelamento foi justificado pela exclusão da Seiva Trupe do programa de apoio sustentado 2018-2021 da Direcção-Geral das Artes.
Resultado de uma coprodução da Seiva Trupe e do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, “O Crime da Aldeia Velha” contaria com encenação de Júlio Cardoso e com um elenco de mais de 20 elementos. Deveria ficar em cena entre os dias 18 e 29 de julho.
A Câmara Municipal de Matosinhos é totalmente alheia à decisão da histórica companhia portuense, lamentando o cancelamento do espetáculo e sublinhando que o financiamento municipal do projeto esteve sempre assegurado pela autarquia.
Recorde-se que o Constantino Nery acolherá, no dia 15 de junho, a estreia nacional de “A House in Asia”, de Alex Serrano, Pau Palacios e Ferrán Dordal. Integrado na programação do FITEI-Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, este espetáculo é também uma coprodução do Teatro Municipal de Matosinhos com a Agrupación Señor Serrano, de Espanha.