24 de novembro no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery
O ano de 1849 foi particularmente produtivo para o compositor Robert Schumann. Entre as várias obras criadas neste período conta-se a “Phantasiestücke, op. 73”, três peças de fantasia para clarinete e piano que sublinham o carácter romântico daquela época musical. Esta espécie de canção sem palavras é um dos condimentos do programa que o clarinetista Victor Pereira e o pianista Vítor Pinho interpretarão no concerto da próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.
Integrada no programa Música em Matosinhos, a récita conjugará a tradição e a produção muscial contemporânea, passando revista a um conjunto de obras de carácter lírico e virtuoso, com particular atenção à música portuguesa: a atuação incluirá “Trois Pièces d’Hommage”, um conjunto de composições em que Luís Carvalho trabalhou entre 1993 e 2000; “Tempo de Outono”, de Carlos Azevedo; e “Nem tudo ou nada”, de Fernando Lapa.
A abertura do programa ficará a cargo de “Sonata para Clarinete e Piano, op. 167”, do francês Charles-Camille Saint-Saëns. A récita encerrará com a peça “Cinco Prelúdios de Dança”, do polaco Witold Lutosławski, considerado um dos grandes compositores europeus do século XX.
Vítor Pereira e Vítor Pinho partilham regularmente os palcos desde a década de 1990, atuando juntos quer em Portugal quer no estrangeiro, nomeadamente no âmbito da colaboração de ambos com o Remix Ensemble da Casa da Música. Enquanto duo apresentaram-se em eventos como o Encontro Nacional de Clarinetistas, em 2014, e a Academia Ibero-Americana do Clarinete, em 2016.