O FESU (Fórum Europeu para a Segurança Urbana) promoveu mais um debate em torno da problemática da segurança urbana que denominou “Segurança, Democracia e Cidades”.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, esteve, na qualidade de Presidente do FESU, presente nesta iniciativa que decorreu no dia 7 de março, no auditório da Câmara Municipal de Alexandroupolis, na Grécia, e procedeu à apresentação do manifesto de Aubervilliers e Saint-Denis, bem como ao encerramento da sessão.
O certame “Segurança, Democracia e Cidades” é mais um duma série de debates, conferências, dias de estudo e outros eventos que têm vindo a ser organizados pelo FESU, com o objetivo de “partilhar o manifesto” de Aubervilliers e Saint-Denis e de encorajar o diálogo entre as autoridades europeias, a sociedade civil e outras partes envolvidas nos temas da segurança urbana.
O debate, que promoveu ainda a discussão em torno de como "enfrentar as questões económicas e de imigração, criando cidades mais seguras" permitiu o encontro entre o deputado Evaggelos Lambakis, presidente da Câmara de Alexandroupoli (Grécia), Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos e presidente do FESU, e o Sr. Bertrand Binctin, vice-presidente de Le Havre (França) e Membro do FESU, entre outros altos representantes.
O FESU é organização internacional não-governamental que reúne cerca de 300 autarquias, comprometidas na reflexão e na elaboração de ações de prevenção da insegurança urbana e de tratamento da delinquência, através do desenvolvimento de políticas globais que agem sobre as causas e os efeitos da criminalidade.
Com sede em Paris, o FESU tem como principal objetivo promover o papel das autarquias nas políticas de segurança urbana, servindo ainda de ligação entre as universidades, as organizações não-governamentais e as autarquias para o desenvolvimento de políticas locais.