
19.04.11
Investimento da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos ultrapassa os dois milhões de euros.
A Santa Casa da Misericórdia Bom Jesus de Matosinhos tem, ao longo dos seus 404 anos de existência, investido no desenvolvimento várias infra-estruturas através das quais desenvolve acções que respondem às necessidades do Concelho no âmbito da Infância, Terceira Idade e Saúde.
Com o envelhecimento da população, torna-se necessário reforçar o investimento nos cuidados de saúde e nas infra-estruturas essenciais para a prestação destes serviços. Atenta às fragilidades da comunidade, a Santa Casa da Misericórdia apostou na criação de uma Unidade de Diagnóstico e Tratamento que implicou um investimento de mais de dois milhões de euros suportados pela instituição.
“Esta cerimónia é o culminar de um projecto iniciado em 2007 e tem dois objectivos: satisfazer as necessidades dos utentes e criar uma fonte de receita para a construção do futuro Complexo da Terceira Idade”, explicou o Provedor da Misericórdia de Matosinhos, Dr. Rodrigues de Sousa.
Em Dezembro de 2009, a Santa Casa da Misericórdia apresentou os serviços de análises clínicas, exames complementares, medicina dentária, cardiologia e pneumologia nas instalações da Unidade de Diagnóstico e Tratamento da Misericórdia, que funcionam desde então. Os serviços são disponibilizados à população em geral, com o custo de tabela das especialidades, e através de um protocolo estabelecido com ADSE e a Administração Regional de Saúde - Norte, são encaminhados pacientes para os exames complementares, cardiologia e pneumologia, sempre que o Serviço Nacional de Saúde não tiver capacidade de fornecer a reposta.
A Unidade de Diagnóstico e Tratamento da Misericórdia é composta por quatro pisos. Em breve estarão disponíveis os serviços de pediatria, clínica geral, urologia, nutrição e otorrinolaringologista.
“ O regresso das Misericórdias à Saúde é um reencontro com a história. É um trabalho sério, que exige tempo e ponderação”, referiu o Dr. Manuel lemos, Presidente da união das Misericórdias Portuguesas, a propósito do acordo assinado a 29 de Março com o Governo que prevê a integração dos hospitais de 12 Misericórdias na rede do Serviço Nacional de Saúde.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, salientou que, “com este investimento, cumprimos vários objectivos, pois do ponto de vista urbanístico, qualificou-se esta zona da cidade”.
Já o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde elogiou a Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos “pelo sinal que dá à comunidade e ao país”. “Esta é a altura em que é mais importante que os portugueses e as instituições se unam para dar um sinal de esperança e de confiança no futuro. Os problemas não se resolvem com lamentações”, afirmou o Dr. Manuel Pizarro.
Presentes na cerimónia de inauguração estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, a deputada Luísa Salgueiro, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Dr. Vítor Herdeiro, o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, e o Pároco de Matosinhos, Manuel Mendes.

Conteúdo atualizado em25 de maio de 2011às 21:08
