Eventos nos mercados municipais de Matosinhos e de Angeiras promovem economia circular
“É lixo ou não é lixo?” foi o tema da primeira iniciativa das “Conversas salgadas” do evento-movimento “Se eu fosse mar”, que decorre de 6 de maio a 8 de junho nos mercados municipais de Matosinhos e de Angeiras.
Com este evento, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende promover a economia circular junto de operadores, clientes e comunidade em geral, através da partilha de processos e práticas de produção e de consumo responsáveis e de soluções de reutilização e reconversão de materiais no dia a dia.
Produção, consumo, economia circular, território e comunidade são as áreas em reflexão no ciclo “Conversas Salgadas”, dividido em três “rodas de conversa”.
A primeira conversa teve lugar ontem na Padaria Pão da Terra, no Mercado de Matosinhos, e contou com a presença da Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares, e da Vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes.
Fernando Leite (LIPOR), Ricardo Ramos (Xicogaivota), Tauan Bernardo (VIVA LAB Porto) foram os oradores convidados numa conversa moderada por Helena Freitas (Universidade de Coimbra/Fundação de Serralves) que se debruçou sobre a reutilização de materiais, dos plásticos de uso único e da arte ecológica/ “trash art”.
Amanhã à tarde, haverá, nas praias de Matosinhos e de Angeiras e no Porto de Angeiras, uma ação de recolha de materiais que serão utilizados na construção de uma instalação artística no Mercado de Matosinhos pelo artista plástico Xicogaivota (Ricardo Ramos)
As “Conversas Salgadas” prosseguem no dia 20 de maio, pelas 17h30, no Mercado de Matosinhos.