Espectáculo de dança da Companhia Nacional de Bailado vai percorrer oito cidades portuguesas. Dia 28 de Setembro foi a vez de Matosinhos.
O público esgotou a sala do Cine-teatro Constantino Nery para assistir ao espectáculo de dança “Savalliana”, da autoria da Companhia Nacional de Bailado. Na plateia encontravam-se o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura da Autarquia, Fernando Rocha, e a Vereadora Dra. Ana Fernandes.
Com coreografia de Rui Lopes Graça, “Savalliana” é um espectáculo criado em 2000, que “reflecte as dicotomias entre o grupo e o indivíduo, entre a unidade e a fragmentação, numa lógica constante de construção e de desconstrução”.
O espectáculo envolve uma sequência musical de Rui Vieira Ney sobre as interpretações de Música Ibérica dos séculos XVI e XVII, pelos grupos
Hesperion XX e La Capella Reial de Catalunya, dirigidos pelo musicólogo Jordi Savall, mestre catalão da interpretação e levantamento do espólio da música antiga ibérica, responsável pela recuperação de obras de compositores como Tomás Luís de Victoria, Joan Cabanilles, Bartolomeu Cárceres ou Alonso Mudarra.
A cenografia de “Savalliana” é da responsabilidade de João Mendes Ribeiro. Os figurinos estão a cargo de Vera Castro e o Desenho de Luz é de Daniel Worm d’Assumpção.
Matosinhos é a segunda de oito cidades portuguesas a receber “Savalliana”. A digressão arrancou no passado dia 23 de Setembro em Castelo Branco e até 16 de Outubro irá percorrer Torres Vedras, Braga, Aveiro, Coimbra, Almada e Torres Novas.