Mais de 5000 visitantes já viram “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio”, a exposição que está patente na Casa do Design, em Matosinhos, desde fevereiro deste ano.
Tendo em conta a elevada afluência de visitantes, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu prolongar a data de encerramento da exposição, que agora poderá ser vista até ao dia 10 de setembro.
Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, a exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.
"Sapatilhas” tem curadoria de Pedro Carvalho de Almeida e resulta de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte, e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+).
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 e às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 15h00 às 18h00.