Obra da autoria do escultor Rui Anahory em Angeiras assinala conclusão das obras da Indaqua.
“Atmosfera”, escultura de Rui Anahory, simboliza a vida, o ar, a água, e os percursos sinuosos e acidentados da Natureza. A obra foi, por isso, escolhida para assinalar a conclusão das obras de saneamento básico do Concelho de Matosinhos.
Inaugurada dia 18 de julho pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a escultura situa-se na Avenida Praia de Angeiras, em Lavra, uma das freguesias mais intervencionadas pela Indaqua.
Recorde-se que, em Março de 2008, Autarquia e Indaqua deram oficialmente início à concessão dos Serviços Públicos Municipais de Abastecimento de Água e de Recolha, Tratamento e Drenagem de Águas Residuais do Concelho.
A concessão, por um período de 25 anos, além do abastecimento de água, previa a conclusão da rede de saneamento básico em todas as freguesias (águas pluviais e residuais), abastecimento de água, reservatórios e estações elevatórias para distribuição de água, num prazo de cinco anos.
O investimento na rede de abastecimento de água visou a substituição de redes antigas. Já a intervenção nas redes de águas residuais e pluviais, além de garantir uma cobertura global do concelho com rede de saneamento e a substituição das redes unitárias por redes separativas, contribuiu para a redução dos focos de contaminação das linhas de água e, consequentemente, para o aumento do número de praias do concelho de Matosinhos que ostentam o galardão Bandeira Azul.
A intervenção global, no valor de 60 milhões de euros, cumpriu, segundo Pedro Montalvão, diretor geral da Indaqua, “um plano de investimentos ambicioso”. Também o Dr. Guilherme Pinto admitiu que “este era um objetivo perseguido há mais de duas décadas” e que, apesar de todos os transtornos provocados, “finalmente foi concretizado com a compreensão da população”. “Lavra foi a freguesia que mais sofreu com as obras, pois era a mais extensa e tinha uma maior necessidade de intervenção”, acrescentou o edil.
Presentes na cerimónia de inauguração da escultura de Rui Anahory estiveram ainda o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Dr. ª Joana Felício, e o presidente da junta de freguesia de Lavra, Rodolfo Mesquita.