Conferência de apresentação e inauguração da exposição “Viagens pelas palavras”.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, presidiu no passado dia 11 de Fevereiro, na FNAC – Norteshopping, à apresentação da 2ª edição de Salve a Língua de Camões!, uma iniciativa de Intercâmbio de Dramaturgias Lusófonas – Leituras encenadas a partir de textos de dramaturgos novos e consagrados da Leitura para Teatro em Língua Portuguesa.
A 1ª edição deste projecto, no ano transacto, decorreu no Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica em Leça da Palmeira, tutelada pela Autarquia. Durante 2005, nas últimas sextas-feiras do mês, o público que aderiu a esta iniciativa foi crescendo exponencialmente – pelas características do projecto (a leitura permite uma aproximação actor/público onde não existem estruturas demarcadas), pela qualidade dos textos e pelo cenário envolvente.
No Brasil, foram realizadas leituras no Teatro Arena e no Centro Cultural de S. Paulo, sendo a entidade organizadora a APART (Associação Paulista de Autores Teatrais) e a Companhia 2Faces da Arte. Concebida e produzida pela Companhia Teatral CAIR-TE/ Teatro Reactor, esta acção, cuja essência prevalece no intercâmbio cultural de textos para Teatro, espelha uma aposta na descentralização do Teatro, a nível formal e conceptual. A proximidade é explorada pelas ligações via internet, em cada sessão, com os autores das dramaturgias/responsáveis pelo projecto.
A conferência de apresentação desta 2ª edição, que teve como parceiros a Câmara Municipal de Matosinhos, a Sociedade Portuguesa de Autores, a Associação Paulista de Autores Teatrais, a Mindelact, FNAC e o Consulado Geral do Brasil no Porto. Ainda contou com a presença do Vereador da Cultura Fernando Rocha e o Actor/Encenador William Gavião, da Companhia de Teatro C. A. I. R. T. E/ Teatro Reactor. Também realizou-se uma ligação ao Brasil, com o percursor do projecto, Bicudo Júnior, da APART.
Paralelamente, foi inaugurada a Exposição “Viagens pelas palavras”, da autoria de Francisco Saraiva, uma mostra de fotografias das leituras encenadas que decorreram no Museu da Quinta de Santiago durante a 1a edição.
Esta iniciativa contou com a actuação de Ana Capicua (violão, voz) e Mário Paraíso (percussão).
Salve a Língua de Camões! Uma Viagem por inéditos da dramaturgia para ver, ouvir e sentir em português.