Mais uma ação da equipa do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara de Matosinhos
Uma jovem de 22 anos foi salva, hoje, dia 4 de maio, pelas 11h00, na praia da Meia Laranja em Leça da Palmeira, por dois elementos do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos (SSB), após ter ficado em sérias dificuldades devido às fortes correntes que se faziam sentir.
Após o alerta dado por populares e perante a incapacidade da jovem em regressar a terra, foi efetuado o salvamento de mar, tendo sido possível resgatar a vítima ainda consciente. Já em terra, foi assistida pelo INEM e pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, não tendo sido necessário o transporte hospitalar. Para além da equipa do SSB, estiveram no local duas viaturas do INEM (VMER e moto de socorro), uma ambulância de Matosinhos-Leça e uma viatura da Polícia Marítima.
A Proteção Civil de Matosinhos alerta que, apesar do calor que se tem feito sentir, o mar apresenta ainda características que não são as de Verão, com correntes e ondulação fortes, pelo que os cuidados na aproximação ao mar devem ser redobrados. Evite tomar banho em praias que não conheça e procure as praias onde estão presentes as equipas de salvamento balnear, uma vez que a época balnear ainda não começou, pelo que nesta fase só a equipa do SSB e a estação Salva vidas de Leixões prestam apoio às praias.
O Sistema de Salvamento Balnear (SSB) foi implementado em Matosinhos no Verão de 2008 como uma resposta à grande afluência às praias do concelho durante todo o ano, ainda que com o maior pico no mês de Agosto.
A Câmara fez, assim, uma clara aposta na segurança balnear e no apoio aos desportos e atividades relacionados com o mar, como pesca desportiva, mariscadores, surf, kytesurf, mergulho, pesca subaquática, pesca tradicional.
Em termos de meios humanos, o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos possui uma equipa de nadadores-salvadores com formação profissional complementar – curso de técnico de salvamento aquático, carta de patrão local, suporte avançado de vida e curso de condução de meios de salvamento em mar – que desenvolvem uma assistência nas praias concessionadas e não concessionadas. São 5 técnicos articulados em duas equipas durante 365 dias/ano.
Esta é uma parceria inédita entre a Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos e a Câmara Municipal de Matosinhos.
O objetivo principal da autarquia é a dinamização, melhoramento e procura de melhores meios, equipamentos e parcerias que permitam ao concelho ter padrões de segurança acima da média.