Concerto no Jardim Basílio Teles, no próximo dia 26. Entrada livre.
“Em cada esquina, uma canção”. É o mote para o concerto que irá juntar Salvador Sobral e a Orquestra Jazz de Matosinhos(OJM), no dia 26 de abril, no Jardim Basílio Teles, inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Para assinalar e destacar a importância desta data, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou um conjunto de iniciativas que irão decorrer ao longo ano: concertos, exposições, espetáculos, teatro, lançamento de livros, entre outros.
Com direção musical de Pedro Guedes, o espetáculo será composto por canções escolhidas por oito personalidades de diferentes quadrantes, da música à política, da televisão à arquitetura: Manuel Alegre, Luísa Salgueiro, Carlos Tê, João Carrilho da Graça, Aurélio Gomes, Manuela de Melo, Manuela Azevedo e António Costa.
Com arranjos para big band, as canções de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Zé Mário Branco, Chico Buarque, Adriano Correia de Oliveira, António Gedeão e Fernando Tordo vão ser interpretadas por Salvador Sobral que regressa a Matosinhos depois da sua participação, em 2019, no festival Matosinhos em Jazz.
Cantor e compositor, Salvador Sobral estudou Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, mas a paixão pela música levou a melhor. Depois de ter passado pelos Estados Unidos e de quatro anos em Barcelona para estudar jazz na prestigiada escola Taller de Musics, regressou a Portugal para o lançamento do seu primeiro disco em nome próprio “Excuse Me” (2016).
Um ano depois, foi convidado pela irmã Luísa Sobral a interpretar uma canção sua no Festival da Canção em Portugal. “Amar Pelos Dois”, com a qual venceu o Eurovision Song Contest 2017 com a melhor pontuação de sempre no certame, é hoje uma das canções mais ouvidas por toda a Europa.
Após a triunfante vitória em Kiev, Salvador Sobral tornou-se num dos músicos mais desejados do público português e internacional. Desde então, lançou “Excuse Me Ao Vivo” (2017), “Paris, Lisboa” (2019), “BPM” (2021), “EP Sal” (2022) e “Timbre” (2023).
O espetáculo de Salvador Sobral com a Orquestra Jazz de Matosinhos está agendado para as 22h00. A entrada é livre.