O Nery encheu-se de gente ontem, dia 15 de maio, para assistir ao concerto de Pedro Burmester e do Quarteto de Cordas de Matosinhos numa homenagem do centenário de nascimento de Helena Sá e Costa.
O Presidente da Câmara de Matosinhos Dr. Guilherme Pinto, o vice presidente Dr. Nuno Oliveira e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha associaram-se à iniciativa que assinalou, ainda, o centésimo concerto do Quarteto de Cordas.
Um projeto único em Portugal, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é uma das mais apaixonantes formações de câmara dos nossos dias na cena musical portuguesa. Criado em 2007, este grupo é composto pelos músicos Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
E foi, sem dúvida, um concerto especial. A presença de Pedro Burmester ao piano – onde protagonizou uma homenagem a Helena Sá e Costa (26-05-1913), sua professora durante 10 anos, conceituada pianista, concertista, nascida no Porto, figura central do panorama musical português, uma referência incontornável no ensino e na interpretação musical do século XX.
Em simultâneo, e depois da distinção internacional de que foram alvo, e que resultou na escolha, pela European Concert Hall Organisation (ECHO), para integrar o programa Rising Stars 2014/2015, o Quarteto de Cordas de Matosinhos, conquistou por mérito próprio um lugar de destaque no panorama europeu, ao ser escolhido para atuar nas melhores salas de concerto da Europa.
Neste recital comemorativo, foram interpretados dois quartetos de cordas, quarteto de cordas em ré menor, nº2, Luiz Costa (1879-1960) e quarteto de cordas - movimentos do subsolo, António Pinho Vargas (1951), assim como uma obra para piano e instrumentos e cordas - o quinteto para piano, 2 violinos, viola e violoncelo nº2, op.81 de Antonín Dvorak – pelo pianista Pedro Burmester (aluno de Helena Sá e Costa, durante 10 anos).