As obras avançam a bom ritmo, como constatou hoje, dia 26 de agosto, no terreno o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Em meados de outubro, as obras de alargamento da Rua Joaquim Neves dos Santos, em Guifões, estarão concluídas.
Esta intervenção, no valor de 250 mil euros, estava já prevista no plano de mobilidade do Concelho e envolve a colocação de pavimento na faixa de rodagem, passeios e baias de estacionamento.
“Esta obra é decisiva para Guifões e vai ao encontro da necessidade sentida há muito tempo pelos moradores. Foi um processo demorado, pois implicou a negociação com os proprietários dos terrenos que, felizmente, perceberam a importância desta obra e acederam à concretização deste projeto”, explicou o Dr. Guilherme Pinto, que se fez acompanhar na visita pelo Vereador do Espaço Urbano, Prof. António Correia Pinto, e pelo presidente da junta de freguesia de Guifões, Carmim Cabo.
Mais avançada está a empreitada de alargamento da Rua da Lionesa, em Leça do Balio. Uma obra que ronda os 500 mil euros. Dentro de dias, e antes dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”, esta artéria passará a ter uma faixa de rodagem com 6,50 m de largura, baía de estacionamento e passeio.
A visita contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do presidente da junta de freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo.
Em setembro arrancará a construção de uma nova ponte sobre o Rio Leça (Ponte da Lionesa) em virtude das novas dimensões da Rua da Lionesa, em direção à Maia. Com um prazo de execução de quatro meses, esta obra custará cerca de 300 mil euros.
Também no local onde anteriormente existia a Casa dos Bailios será criado um parque de estacionamento para autocarros, uma área verde com cerca de 4 mil metros quadrados e um conjunto de percursos pedonais.