Projeto de Grafitti /Street Art em Leça do Balio enriquecerá a Rota Turística do Norte do País.
A azáfama é grande na Rua da Lionesa, em Leça do Balio. Desde ontem que esta artéria, recentemente requalificada pela Câmara Municipal de Matosinhos, está a ser alvo de uma intervenção artística, mais precisamente no muro da UNICER.
Trata-se do maior projeto de Graffiti/Street- Art, que envolve a participação de dez artistas, oriundos de todo o país.
Com aproximadamente 1337 m2, o muro está a ser intervencionado, pelo coletivo de artistas, em duas fases. A primeira com caráter individual, em que os artistas terão toda a liberdade criativa para retratarem a história da cidade de Matosinhos. A segunda fase retracta a história da evolução da Lionesa e o processo de produção da cerveja, criando uma fusão em toda a obra e oferecendo, desta forma a uma experiência visual completa.
Caos, Colectivo Distopia, Draw, Mr. Dheo, Third, Mar, Mário Belém, Nomen (nacionalidade angolana), RAM e Utopia (nacionalidade brasileira) são alguns dos artistas conceituados convidados, na sua maioria de renome internacional, que marcaram presença nos maiores festivais e eventos de Arte Urbana pelo mundo fora.
Esta iniciativa, da UNICER e da Lionesa, conta com o apoio da Autarquia por entender que se trata de “uma oportunidade de excelência para Matosinhos, uma vez que passará a integrar no seu património de arte pública o trabalho de artistas que representam o que de melhor se faz em Portugal na área do Grafitti e Street-Art”.
Para a Câmara Municipal, este projeto inovador constitui uma mais-valia para a comunidade.
Ainda hoje, em representação do Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, ausente no estrangeiro, no desempenho das suas funções no Fórum Europeu de Segurança Urbana, esteve o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que deu as boas vindas aos artistas presentes e verificou no terreno a evolução dos trabalhos, cuja finalização está prevista para o próximo dia 11 de abril.
Os estabelecimentos de ensino de todo o Concelho estão a ser convidados para assistir ao trabalho ao vivo dos dez artistas de arte urbana, usufruindo da oportunidade de observar, de perto, algumas das técnicas utilizadas. Além das escolas, associações e coletividades, a população em geral poderá vivenciar esta manifestação artística no seu dia-a-dia.
No futuro, o projeto “Mural da Lionesa” fará parte da Rota Turística do Norte do País, potenciando a oferta turística de Matosinhos.