
Apresentação da Carta com os pontos de interesse do concelho à comunidade educativa
O Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa) recebeu ontem a apresentação dos Roteiros Pedonais, inserida no projeto “Roteiros Pedagógicos”, uma iniciativa dirigida aos alunos do 1º ciclo do ensino básico das escolas públicas de Matosinhos, que incentiva o desenvolvimento de atividades letivas inovadoras e promotoras da valorização do património local, fora do contexto de sala de aula.
A sessão de lançamento destes “Roteiros Pedonais” começou com uma visita ao MuMMa, liderada pelo historiador Joel Cleto, embaixador desta ação, e que apresentou uma plataforma que contem a ‘Carta’ dos pontos de interesse do concelho que podem ser visitados a pé pelos alunos e docentes.
O Vereador da Educação da Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, realçou a importância deste tipo de ações que contribuem para o aprofundamento da relação entre a escola e a comunidade, bem como para o conhecimento dos mais novos sobre o seu património local, as tradições e a cultura, numa perspetiva pedagógica.
Marcaram presença os coordenadores e professores das várias escolas parceiras no projeto a quem foi colocado este desafio de potenciar a história e o património local na sua vertente educativa.
Nos Roteiros Pedonais os docentes são convidados a organizar com os seus alunos saídas a pé a alguns locais de proximidade da zona escolar. Uma ferramenta mobilizadora da organização das visitas a diversos locais de interesse do concelho, que se localizem nas proximidades dos estabelecimentos de ensino e que não distem a mais de 15/20 minutos a pé.
» Estes locais estão aqui disponíveis.
Cada escola poderá visualizar através desta plataforma os seus pontos de interesse de proximidade (cerca de 15/20 min), indicados pela mancha roxa no mapa.
Recorde-se que o projeto dos Roteiros Pedagógicos, onde se inserem os “Roteiros Pedonais” teve início no ano letivo 2018/2019, tendo sofrido uma interrupção devido à pandemia, no ano letivo 2020/2021. O projeto envolveu já mais de 5000 alunos, num total de 230 turmas.
Os Roteiros Pedagógicos apresentam-se em 3 vertentes principais: os Roteiros Presenciais, com visitas presenciais organizadas por temáticas a vários locais do concelho, desde 2018; os Roteiros Virtuais, desenvolvidos em 2021 devido à pandemia, que funcionaram em formato Virtual, através da oferta de oficinas promovidas pelo Serviço Educativo da Casa da Arquitetura e pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, com a participação de mais de 5300 alunos; e os Roteiros Pedonais, agora apresentados, que dão liberdade aos professores para explorarem com os seus alunos o património e os recursos locais sob a forma de caminhadas pedonais, como mote para a aprendizagem de conteúdos essenciais e que venham a incluir um banco de experiências.
