Alunos do 1.º Ciclo do Ensino terão visitas temáticas ao território
Um grupo de novos docentes, muitos dos quais oriundos de outros concelhos do país, iniciam funções no novo ano letivo em escolas de Matosinhos. Esta manhã, os professores foram recebidos no Edifício dos Paços do Concelho, pelo Vereador da Educação.
António Correia Pinto desejou a todos os docentes um ano letivo “com sucesso”, salientando a importância do envolvimento da comunidade educativa na vida da cidade. Um conceito, de resto, introduzido pelo antigo Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto- “Escolicidade”- agora concretizado nos Roteiros Pedagógicos.
Aprofundar o conhecimento do património local, dar a conhecer o Concelho de forma pedagogicamente articulada e em interdisciplinaridade, promover a aprendizagem através do contacto direto com o meio envolvente e promover o envolvimento da comunidade no processo de ensino-aprendizagem são os objetivos deste projeto.
“Consideramos fundamental que as crianças e jovens pudessem conhecer melhor o território nas suas diversas vertentes para, no futuro, ajudarem a construir um Concelho melhor”, explicou Correia Pinto.
Os Roteiros Pedagógicos integram o Currículo Local de Educação que a Câmara Municipal de Matosinhos está a implementar no período 2018-2021, no âmbito de um compromisso assumido com o Ministério da Educação em 2015.
Destinados aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho (ensino público), os Roteiros Pedagógicos terão um carácter temático e serão adaptados a cada ano de escolaridade, assumindo-se como um complemento para as atividades letivas, favorecendo a consolidação das aprendizagens sobre o património local.
Cada ano de escolaridade terá um tema distinto. Assim, no 1º ano será o Ambiente, no 2º será História e Património, no 3º ano será Arte e Arquitetura, e, no último, no 4º ano, o tema será Ciência e Tecnologia.
No 1º ano, os alunos irão visitar o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, o Parque de Dunas e o Parque Ecológico do Monte de S. Brás.
No 2º ano, visitarão o Mosteiro de Leça do Balio, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, o Castro de Guifões e o Obelisco da Memória.
Para os alunos do 3º ano, estão programadas visitas à Galeria Municipal, à Casa do Design, à Casa da Memória, à Casa da Arquitectura e ao Museu da Quinta de Santiago.
No último ano do 1º Ciclo, haverá visitas à ETAR de Matosinhos, ao CEIIA, à Casa em Movimento e ao Centro de Divulgação Aeronáutica.
As atividades decorrerão ao longo de um dia, entre as 09h00 e as 17h30. A autarquia assegurará o transporte e a alimentação.
O Vereador da Educação sensibilizou os professores presentes para a necessidade de trabalhar estas temáticas no contexto da sala de aula quer antes quer depois das visitas.
Para o efeito, existirá uma plataforma interativa e digital que disponibilizará aos professores, alunos e encarregados de educação, informação, jogos e questionários sobre cada um dos locais a visitar ou visitados.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
