
Toda a informação essencial sobre surf, arquitetura e património histórico
No Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou três roteiros turísticos dedicados a áreas distintas: Matosinhos e o surf, Matosinhos e o património histórico, Matosinhos e a arquitetura.
Os guias dão a conhecer diversos percursos turísticos de acordo com os interesses, tempo e disponibilidade dos visitantes.
O lançamento destes três roteiros enquadra-se na estratégia de promoção turística do Concelho, a par da campanha “Matosinhos, World’s Best Fish”, da participação em várias feiras internacionais do setor e, mais recentemente, da realização do primeiro Festival do Peixe e Marisco “aMAR Matosinhos”.
A apresentação decorreu esta tarde no Turismo de Matosinhos e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Luísa Salgueiro afirmou que os roteiros agora lançados “são um complemento da estratégia de promoção turística” em curso e que “os números falam por si”. Só no primeiro semestre deste ano, Matosinhos acolheu nos seus postos de turismo cerca de 30 mil pessoas, o mesmo número registado ao longo de todo o ano de 2017.
Este crescimento deve-se à dinâmica criada em torno do Terminal de Cruzeiros de Leixões e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com o aumento dos voos low-cost, dos caminhos de Santiago de Compostela (incluindo o caminho da costa), da arquitetura contemporânea, da gastronomia e do surf.
“Só neste mandato deram entrada na autarquia 90 pedidos de alojamento local e nove pedidos para hotéis”, adiantou.
A edil recordou que, ainda em abril deste ano, no âmbito da apresentação do evento “Wave Series 2018”, um estudo da Bloom Consulting sobre a procura na internet pelo surf demonstrou que Matosinhos e Porto recolhem em conjunto, mais procuras que Peniche e mais de um terço do total de pesquisas da Nazaré.
O primeiro roteiro a ser apresentado tem a assinatura do historiador Joel Cleto.
“Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar” é um desdobrável bilingue, editado em português/inglês e português/espanhol. O guia inclui 30 locais de interesse cultural, patrimonial e turístico, devidamente georreferenciados.
As Fábricas de Conservas Pinhais e Ramirez, o Porto de Leixões, a zona piscatória de Angeiras, o Forte Nossa Senhora das Neves, o Farol de Leça, o Obelisco da Memória, a Marina Porto Atlântico, a zona de restauração de Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio são alguns dos locais referenciados.
O guia apresenta três itinerários diferentes, pensados em função da disponibilidade de tempo do visitante: um percurso pedonal de meio-dia, um percurso de um dia e ainda um terceiro percurso mais abrangente, com a duração de dois dias, para ser realizado com recurso a bicicleta ou outra viatura.
“São 30 sugestões organizadas, mas podemos fazer nós próprios os itinerários”, adiantou Joel Cleto.
O “Matosinhos Surf & Beach Guide” responde, segundo a sua autora Michele Costa, a uma necessidade sentida pelos representantes das escolas de surf durante as feiras internacionais. “Somos muito procurados pelo surf. Os espanhóis pediam-nos muita informação sobre as praias, pois só conheciam a praia de Matosinhos. Estes produtos vão nos ajudar muito na afirmação de Matosinhos como destino de surf”, explicou Michele Costa.
O guia- bilingue- dá a conhecer as 15 praias existentes no Concelho, as suas caraterísticas, a sua localização, acesso, rede de transportes públicos, atrações nas proximidades, informação sobre equipamentos de apoio de praia disponíveis, ondas, correntes, ventos, os melhores locais para a prática do surf e de outras modalidades.
Os interessados na prática da modalidade têm ainda ao seu dispor informação sobre as várias escolas de surf e alugueres.
O fotógrafo Sérgio Jacques é o autor do “Mapa da Arquitectura”, “um mapa- com 43 locais- não para os eruditos da arquitectura, mas para os viajantes que vêm a Matosinhos até por outros pretextos”.
“Matosinhos assume-se como um destino cultural à volta da arquitetura. Muita gente vem à procura das obras de Álvaro Siza, mas este guia permite descobrir outros arquitetos, alguns antigos, outros contemporâneos”, esclarece o fotógrafo.
Assim, além das obras de Álvaro Siza Vieira, de Alcino Soutinho, de Fernando Távora e de Eduardo Souto Moura, o roteiro- bilingue- indica locais como o Mercado Municipal de Matosinhos, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Anémona, a Casa da Arquitectura, o Tanatório de Matosinhos, o Terminal de Cruzeiros, entre muitos outros.
Presentes na apresentação dos roteiros estiveram ainda o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora dos Recursos Humanos, Ângela Miranda, o presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre outras entidades representadas.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
