
Receção aos novos docentes no concelho
A sala de sessões pública da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu hoje os novos docentes que iniciam funções no ano letivo 2020/2021 em escolas de Matosinhos.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou um roteiro especial, ainda que com alguns condicionamentos motivados pela pandemia que vivemos e que nos obrigam a limitar contactos e implementar as regras e orientações da DGS (Direção Geral de Saúde).
Assim, as visitas habituais a vários locais do concelho com o objetivo de aprofundar o conhecimento destes novos docentes pelo nosso património local, dar a conhecer o concelho de forma pedagogicamente articulada e em interdisciplinaridade, promover a aprendizagem através do contacto direto com o meio envolvente tiveram, este ano, de assumir um formato diferente, mas não menos relevante.
Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e o Vereador da Educação, António Correia Pinto, deram as boas-vindas aos novos professores que hoje de manhã foram recebidos no edifício da Câmara Municipal.
O roteiro de acolhimento preparado para estes novos professores pretendeu dar a conhecer a todos os docentes que iniciam aqui a sua atividade, a dinâmica educativa concelhia, nas suas diversas vertentes: parque escolar, património local e currículo local, atividades de enriquecimento curricular, equipas técnicas e todos os projetos que o município desenvolve em articulação com as nossas escolas.
No âmbito dos projetos em curso, foram dados a conhecer, entre outros, os Roteiros Pedagógicos de Matosinhos, que incidem nas áreas do Ambiente, Arte e Arquitetura, História e Património e Ciência e Tecnologia, bem como o Programa Sagaz, a Fruta Escolar, os projetos Tum Tum Tum e No Poupar está o ganho - projeto de literacia financeira, a Newsletter da Educação, e os projetos Cine-escolas e o 7/1 que têm como objetivo despertar o interesse pela arte do cinema, ou ainda os torneios desportivos interescolas.
Durante a sessão de acolhimento o Vereador da Educação referiu-se ao parque escolar do concelho, fazendo um ponto de situação sobre os projetos já desenvolvidos, em curso e os projetos previstos.
Foram, também, divulgadas a plataforma Escolicidade – experimentar, aprender e partilhar, as atividades desenvolvidas no âmbito do conceito de Matosinhos – Cidade Educadora, o trabalho de concertação e divulgação da Rede de Oferta Formativa ou ainda atividades mais centradas no ensino profissional, tais como, o Roteiro Mar empresarial, a Rede de Empregadores ou a Escola de Segunda Oportunidade enquanto resposta diferenciada que tem como objetivo enfrentar os problemas de qualificação e integração social de jovens em risco de abandono.
A atividade do Conselho Municipal da Educação enquanto órgão primordial da política educativa municipal e a construção do Plano Estratégico Educativo Municipal e da Carta Educativa, enquanto instrumentos de operacionalização dessas políticas, foram temas igualmente abordados.
