Hoje sobe ao coreto do Jardim Basílio Teles Inês Pimenta
Depois do sucesso da edição do ano passado, o Festival Matosinhos em Jazz regressou ontem em força.
Durante o mês de julho, o coreto do Jardim Basílio Teles, situado mesmo em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, será palco de concertos inesquecíveis e sempre com entrada livre.
O primeiro teve lugar ontem tendo estado entre o público a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o Vereador José Pedro Rodrigues. O saxofonista Ricardo Toscano, de 25 anos, apresentou-se em Matosinhos com o seu quarteto. Com apenas 13 anos, entrou para o Conservatório Nacional na classe de Clarinete. Aos 15, ingressou na Escola Profissional Metropolitana, na classe de Clarinete.
Aos 16 anos, entra para a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, na classe de Saxofone e, aos 17, para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde ainda permanece. Desde então, tem colaborado com diversos músicos, afirmando-se no panorama do jazz com o seu quarteto.
Formado em 2013, o “Ricardo Toscano Quartet” é composto, além do saxofonista, por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria). O projeto culminou com o lançamento, no ano passado, do primeiro álbum intitulado “Ricardo Toscano Quartet”. O disco inclui cinco temas originais- “Almería”, “Song of Hope”, “Our Dance”, “Lament” e “Grito mudo” - e uma interpretação de “The Sorcerer”, de Herbie Hancock.
Depois de Ricardo Toscano, o Festival Matosinhos em Jazz apresenta ainda hoje, a partir das 18h00, no mesmo local, um espetáculo da compositora portuguesa Inês Pimenta para apresentação do álbum “Son of Daedalus”.
Mas há mais para ver e ouvir durante o mês de julho. De férias ou a trabalhar, terá sempre bons motivos para visitar Matosinhos durante o verão, principalmente aos fins de semana e sempre à mesma hora. Anote na sua agenda:
13 de julho- Joe Armon Jones
14 de julho- Bruno Pernadas
20 de julho- Salvador Sobral
21 de julho- Susana Santos Silva
No fim de semana de 26 e 27 de julho, o Festival Matosinhos em Jazz deixa o Jardim Basílio Teles e muda-se para a Praça Guilherme Suggia, na Avenida D. Afonso Henriques, mesmo em frente à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
O encerramento do festival dividir-se-á em duas noites. No dia 26 de julho, pelas 22h00, a Orquestra Jazz De Matosinhos atuará acompanhada por Fay Claasen. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música subir ao palco com Avishai Cohen.
Além da música, o festival Matosinhos em Jazz apresenta uma exposição de artistas, ilustradores, designers e fotógrafos. Braulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam e Pedro MKK foram os artistas convidados a recriar uma capa de um disco icónico do jazz mundial. O resultado das interpretações de cada um dos artistas está exposto no Jardim Basílio Teles, junto à Câmara Municipal, durante todo o mês de julho, com entrada livre.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
