Concerto no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Considerada uma das melhores vozes masculinas da sua geração no Fado, Ricardo Ribeiro é, todavia, um artista multifacetado e assim se apresentou ontem no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
Em palco, formou trio com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin, músicos com quem trabalhou no seu último álbum.
“Respeitosa Mente” foi lançado em abril de 2019 e foi um sucesso de vendas.
Este projeto conta com a poesia de vários autores, na sua maioria portugueses, e a musicalidade do trio.
Em 2020, o disco foi galardoado com o prémio Melhor Trabalho de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores. “Ricardo Ribeiro” (2004), “Porta do Coração” (2010), “Largo da Memória” (2013), “Hoje é assim, amanhã não sei” (2016) são os restantes trabalhos discográficos a solo.
Ricardo Ribeiro nasceu em Lisboa em 1981. Começou a cantar entre amigos e estreou-se publicamente com apenas 12 anos, na Académica da Ajuda, bairro onde nasceu.
Cantou em várias casas de fado de Lisboa. Participou em vários discos, coletâneas, espetáculos e filmes. Foi nomeado para vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido distinguido com o Prémio Grande Noite do Fado de Lisboa (1997 e 1998), Prémio Revelação Masculina da Fundação Amália (2005), Prémio Revelação da Casa da Imprensa (2006), Prémio Melhor Intérprete da Fundação Amália (2011), Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (2015), Prémio Carlos Paredes (2017).