Câmara promove sessão de esclarecimento no dia 3 de julho
Localizado numa zona central de Matosinhos e próximo das principais vias de comunicação, o Bairro dos Pescadores apresenta, todavia, alguns problemas sociais que têm merecido a atenção por parte da Câmara Municipal, nomeadamente o envelhecimento da população, o desemprego, o acesso difícil à rede de transportes públicos ou a pouca participação na vida da cidade.
Assim, para inverter a situação, a Matosinhos Habit apresentou uma candidatura a um programa da União Europeia, na categoria Áreas Urbanas Inovadoras, com vista a obter fundos comunitários para a realização de uma grande intervenção no Bairro dos Pescadores.
A proposta prevê não só a reabilitação dos edifícios como a demolição de anexos, barracos ou outras construções precárias e ilegais.
Prevê-se a criação de áreas de recreio e lazer, áreas para o comércio, serviços e equipamentos, espaços para habitações partilhadas, residências apoiadas, incubadoras de coworking, hortas urbanas, o acesso generalizado à internet e a gestão inteligente dos resíduos urbanos, entre outras novidades.
A candidatura está já na segunda fase e deverá obter a aprovação final em outubro próximo.
A Câmara Municipal quer, no entanto, ouvir a população sobre o futuro do Bairro dos Pescadores. Como tal, a proposta de revitalização urbana do Bairro dos Pescadores será apresentada no próximo dia 3 de julho, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.