IPPAR prepara classificação do Mercado de Matosinhos como monumento nacional.
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) abriu recentemente um procedimento administrativo tendo em vista a classificação do Mercado de Matosinhos como monumento nacional. O início do processo de classificação foi comunicado pelo Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, na Reunião Pública da Câmara Municipal de Matosinhos realizada esta tarde.
O Presidente sublinhou, também, a necessidade de se fazer a monitorização anual de todos os edifício municipais, de forma a evitar a sua degradação. Neste sentido, solicitou aos serviços o inventário de todos os imóveis e o seu estado actual. Paralelamente, a empresa municipal Matosinhos Habit está a fazer uma avaliação do programa especial de realojamento no concelho, que servirá de base à nova política municipal para o sector.
Na reunião do Executivo Municipal foi ainda anunciado que a Câmara Municipal de Matosinhos deverá reivindicar ao Ministério da Saúde a criação de quatro unidades de saúde familiar nas freguesias de Leça do Balio, Custóias, Santa Cruz do Bispo e Perafita. Aproveitando a nova estratégia que o governo irá incutir nesta área, a Autarquia de Matosinhos quer aproximar os serviços médicos da população.
Finalmente, foram atribuídos apoios financeiros à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (APPACDM), ao Grupo Desportivo Juventude de Matosinhos Sport Clube e ao Futebol Clube de Perafita. Também foi emitido parecer positivo ao estatuto de utilidade pública do Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos.