Autarquia lança concurso público para concessão da recolha de resíduos sólidos e varredura.
A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou ontem, em reunião extraordinária, a abertura de concurso público internacional para concessão da exploração e gestão do serviço público municipal de recolha de resíduos sólidos e varredura do Concelho de Matosinhos, nomeadamente na zona que abrange as freguesias de Custóias, Leça do Balio, Senhora da Hora e São Mamede de Infesta.
O actual contrato com a Serurb termina em Dezembro e o novo serviço arrancará em Janeiro de 2007, por um período de dez anos, prevendo a recolha e transporte aos locais de tratamento de resíduos sólidos urbanos e equiparados durante todos os dias, a recolha selectiva multimaterial, a varredura urbana de arruamentos e limpeza das valetas, a lavagem das ruas, o fornecimento de equipamentos urbanos, a promoção de acções de sensibilização e educação ambiental e na recolha de matéria orgânica.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, esta medida irá ajudar a melhorar a qualidade de vida dos matosinhenses e lembrou que o caderno de encargos fixa apenas uma taxa mínima para a recolha selectiva, razão pela qual os concorrentes “terão de ser imaginativos e definir o modelo mais eficaz para atingir os objectivos a que nos propomos”.
A Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, destacou que os pontos fortes desta nova prestação de serviços estão relacionados com o desenvolvimento de novas metodologias de recolha selectiva, nomeadamente o «Eco Recicla». “Sempre que as pessoas tiverem uma grande quantidade de material para reciclar, basta fazerem um telefonema, para que os funcionários vão recolher os objectos a casa”, explicou. Além disso, a concessão vai proceder à remoção dos grafittis e publicidade; à limpeza de terrenos públicos e privados; à recolha de cartazes, painéis, out-doors, cartazes, reclamos e panfletos; e à gestão dos ecocentros, para que estes equipamentos funcionem num horário mais alargado.
A Câmara Municipal de Matosinhos quer continuar a apostar na recolha selectiva e na reciclagem.