Executivo Municipal assinalou o primeiro ano de mandato.
Uma “mão cheia” de projectos de grande envergadura e um conjunto de importantes apoios e subsídios a instituições matosinhenses. Foi assim, e em tom de balanço do primeiro ano de mandato, que decorreu a Reunião de Câmara realizada esta tarde.
Com alguma atenção ao passado, mas de olhos postos no futuro, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de apresentar um vasto rol de projectos que totalizam um investimento de 26 Milhões de Euros e que irão dinamizar e engrandecer o Concelho de Matosinhos.
Destaca-se a construção do novo edifício da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo, que irá integrar o Centro Cívico da Freguesia e uma galeria de exposições para as obras do Mestre Guilherme Thedim. O projecto é da autoria de Jorge Moreira e representa um investimento de 600 Mil Euros.
Também foram abertos concursos públicos para a construção do Pavilhão Municipal do Padrão da Légua, que custará 7 Milhões de Euros, para a requalificação do Mercado de Matosinhos e para a criação de um parque de estacionamento de 700 lugares em Manhufe. Este espaço também servirá como palco das Festas do Senhor de Matosinhos.
Aos projectos aprovados acrescem a ampliação e conservação do Cemitério de Sendim e a construção do Tanatório Municipal, o primeiro a ser construído em Portugal, e a construção de um ossário no Cemitério de Custóias.
No final, o Presidente da Câmara fez o balanço do primeiro ano de mandato num encontro com a comunicação social. “No primeiro ano de mandato concluímos um conjunto de projectos e estamos agora a lançar as bases para a construção, melhoramento ou implementação de outro pacote de investimentos. São obras para os próximos dois anos”, referiu o edil de Matosinhos.