Aprovada proposta referente aos terrenos da Exponor.
Há vários meses que veio a público a intenção da Associação Empresarial de Portugal (AEP) deslocar a Exponor de Leça da Palmeira para Santa Maria da Feira. Neste sentido, em Reunião de Câmara realizada ontem, o Executivo Municipal aprovou uma resolução de consenso sobre os terrenos do parque de exposição, mandatando o presidente, Dr. Guilherme Pinto, para negociar uma solução que agrade à Autarquia e à AEP, de modo a que o que vier a ser feito na zona da actual Exponor deva ser equivalente, em termos económicos, ao papel desempenhado pela Exponor. Não pretendendo que a área seja utilizada para habitação e comércio, a Autarquia de Matosinhos deverá invocar as regras urbanísticas em vigor, que determinam a utilização da zona predominantemente para serviços, e o protocolo de cedência daqueles terrenos à AEP, que prevê a reversão no caso de lhes ser dado um fim diverso daquele que presidiu à sua doação. Segundo o edil de Matosinhos, “a autarquia entende que o local ideal para o parque de exposições da Área Metropolitana do Porto continua a ser Leça da Palmeira”. Contudo, Dr. Guilherme Pinto considera que é necessário encontrar a melhor solução para aquele espaço. “Os terrenos têm de ser ocupados com investimentos tão rentáveis para a economia do concelho e da região, como foi a implementação da Exponor”.
Ainda durante a sessão, o Presidente da Câmara anunciou, também, que a estação de televisão “Porto Canal” irá instalar-se em Matosinhos-Sul. “Este é o tipo de projectos que a Câmara gostará de acolher, porque são investimentos de carácter inovador que fará um trabalho importante na qualificação dos recursos humanos do concelho”. Este novo canal televisivo por cabo irá dar destaque à Região do Grande Porto.
O Executivo Municipal aprovou, ainda, a delegação de competências para as freguesias. “As Juntas vão ficar responsáveis por uma série de actividades relacionadas com a salubridade, a conservação das escolas, entre outras, de forma a servir melhor os cidadãos”, esclareceu o autarca.