Exposição pode ser visita até 28 de fevereiro do próximo ano no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Com a organização da exposição “Retratos de Ilustres em Matosinhos”, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende homenagear um conjunto de personalidades que marcaram a história de Matosinhos e do país, evocando-as a partir do registo que delas ficou na pintura ou na escultura.
Guilhermina Suggia, Florbela Espanca, Álvaro Siza Vieira, José Domingues dos Santos, Abel Salazar, os irmãos Passos, António Nobre, Vítor Baía, António Brito e Cunha, Veloso Salgado, Ramalho Ortigão, António Carneiro, Augusto Gomes, Guilherme Camarinha, Irene Vilar e Dias da Fonseca são algumas das figuras evocadas em cerca de 60 obras da coleção da autarquia e de acervos particulares. Estão ainda expostos documentos e objetos das personalidades recordadas nesta mostra.
A inauguração da exposição ocorreu no sábado e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da deputada da Assembleia da República Luísa Salgueiro, do pintor Alfredo Barros, entre muitos outros convidados.
A exposição estará patente no Museu Quinta de Santiago até ao dia 28 de fevereiro do próximo ano. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Além da exposição “Retratos de Ilustres em Matosinhos”, haverá atividades educativas, promovidas pela Casa do Bosque - Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito das quais será possível aos mais pequenos sentirem-se, por exemplo, na pele de um dos famosos representados na exposição.
As inscrições, limitadas a um máximo de 25 participantes, poderão ser feitas pelos telefones 229952401 e 939798832, ou pelo e-mail casadobosque@cm-matosinhos.pt.