
Fotografias de personalidades da região norte em exposição na Galeria Municipal até 26 de janeiro
"Retratos 1970-2018", exposição que junta quarenta e uma fotografias a preto-e-branco, combinando algumas das imagens mais icónicas daquele que foi um dos repórteres fotográficos da revolução de 25 de abril de 1974 – Alfredo Cunha - com uma seleção de personalidades da região Norte, foi inaugurada esta tarde na Galeria Municipal de Matosinhos.
A abertura da mostra fotográfica contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, bem como da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vice-Presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
A exposição concentra retratos de personalidades como de Mário Soares, Ângelo de Sousa, Álvaro Siza Vieira, Marcelo Rebelo de Sousa, Alberto Carneiro, Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Manuel de Oliveira, que foram captados pelo olhar único de Alfredo Cunha, que ainda no ano passado apresentou na Cordoaria Nacional, em Lisboa, uma extensa coleção de 500 retratos.
Durante a inauguração da exposição, que ficará patente até 26 de janeiro de 2019 na Galeria Municipal de Matosinhos, foi apresentado o livro “Retratos 1970-2018”, editado pela Tinta-da-China, uma publicação que acaba de chegar às livrarias e que reúne as fotografias, também em exposição, das personagens do último meio século da história de Portugal. A apresentação ficou a cargo de Teresa Siza, ex-diretora do Centro Português de Fotografia.
Nascido em Celorico da Beira, Alfredo Cunha ingressou nos quadros do jornal O Século, tendo sido fotógrafo oficial dos presidentes da república António Ramalho Eanes e Mário Soares. Foi objeto de diversas distinções, entre as quais se destacam a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995, e o Prémio de Fotojornalismo Visão/BES, em 2007 e 2008. Fixou-se no Norte do país nos últimos anos, trabalhando nas redações do Público e do Jornal de Notícias, e acompanhando a título individual grandes eventos como o festival literário Correntes d’Escritas.
"Retratos 1970-2018"
Galeria Municipal de Matosinhos - até 26 de janeiro de 2019
Entrada Livre
Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados, das 15h00 às 18h00
Encerra aos domingos
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
