Câmara apoia com 50 mil euros a recuperação de quatro esculturas, a pintura das fachadas e a criação de acessos a cidadãos com mobilidade reduzida.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e o representante da Fábrica da Igreja Paroquial de Matosinhos, padre Manuel Mendes, assinaram hoje o protocolo que concretiza o apoio da autarquia ao restauro de quatro esculturas religiosas.
As peças, que ladeiam a imagem do Senhor de Matosinhos, representam Nicodemus, José de Arimateia, a Virgem Maria e S. João Evangelista, e encontravam-se já em avançado estado de degradação.
Os trabalhos de restauro, conduzidos por Alexandre Maniés, já estão em curso.
A Câmara Municipal de Matosinhos irá apoiar a operação com 50 mil euros, verba que servirá ainda para financiar a pintura das fachadas do edifício e a criação de acessos para cidadãos com mobilidade reduzida, nomeadamente a instalação de uma rampa metálica na entrada principal.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, adiantou que a previsão é que a intervenção esteja concluída a tempo das Festas do Senhor de Matosinhos para que os milhares de visitantes possam beneficiar das melhorias e apreciar o resultado dos trabalhos de conservação do património.
Já não é a primeira vez que a autarquia ajuda a suportar o restauro de património da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Em 1995 apoiou as obras de conservação do templo de origem renascentista, da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773). Mais tarde, já em 2008, suportou os custos da produção de uma réplica da imagem do Senhor de Matosinhos. Em 2011, financiou o restauro da escultura original, que está na origem daquela que é uma das maiores romarias portuguesas.