Mais uma ação da equipa do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara de Matosinhos.
Dois surfistas foram ontem resgatados junto às rochas do molhe sul do Porto de Leixões, junto ao Terminal de Cruzeiros, na sequência da forte ondulação do mar e o vento muito intenso que se fazia sentir.
O alerta foi dado por volta das 12h30. Para o local seguiu uma equipa da Polícia Marítima de Leixões, uma embarcação da Estação Salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Leixões, os meios do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos (SSB), com nadadores-salvadores e respetivo material de salvamento, e o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
Apesar das dificuldades, os surfistas conseguiram nadar até as pedras do molhe sul do Porto de Leixões para onde foram lançadas duas bóias de salvação circulares.
Os surfistas foram içados para terra pela equipa do SSB, com o apoio da Polícia Marítima.
Ambos os surfistas, de nacionalidade portuguesa, apresentavam sinais de hipotermia e algumas escoriações nos pés, tendo sido assistidos no local pelo INEM.
Esta foi mais uma das ações da equipa do Sistema de Salvamento Balnear, um projeto lançado em agosto de 2008 pela Câmara Municipal de Matosinhos com o objetivo de garantir a segurança de todos os utilizadores do espaço marítimo ao longo de todo o ano.