Ciclo de inaugurações e de lançamento de novas obras
O executivo municipal assinala hoje a conclusão da obra de requalificação urbana da Rua Alfredo Cunha – uma intervenção orçada em quase meio milhão de euros e que permitiu regenerar uma das principais vias de entrada e saída do centro da cidade de Matosinhos. Com este ato, a câmara dá início a um programa destinado a assinalar formalmente a conclusão e o início de um importante conjunto de obras municipais de requalificação urbana, representando um investimento total de 5,8 milhões de euros.
Este programa de inaugurações e de lançamento de novas obras prolongar-se-á até ao final do mês de janeiro, altura em que produzirá efeito o pedido de renúncia apresentado esta semana pelo autarca.
Entre as obras a inaugurar contam-se também as intervenções de reabilitação dos conjuntos habitacionais de Sendim e do Esquinheiro, orçadas, respetivamente, em 410 mil euros e em 1,5 milhões de euros.
No que respeita às obras que arrancarão até ao final do mês, destaca-se a construção de uma nova praça em Matosinhos-Sul, delimitada pelas ruas de Sousa Aroso, Brito e Cunha D. João I. Orçada em 477.993,22 euros, a futura praça contará ainda com um Monumento ao Operário Conserveiro, da autoria do escultor Rui Anahory. “Será a grande praça que Matosinhos nunca teve e que, doravante, poderá ser um local privilegiado de exercício da cidadania”, sublinha Guilherme Pinto.
Até ao final do mês serão ainda lançadas obras como a construção da ligação viária entre as ruas da Estação de S. Mamede e Flor de Infesta (198 mil euros), a requalificação da Rua Heróis de França e da Avenida Serpa Pinto (1,1 milhões de euros), a construção das praças do Freixieiro e do Padrão da Légua (602.090 euros), e da nova via de ligação da Rua Alfredo Cunha à Rua da Misericórdia (408.566 euros), bem como a requalificação da Praça de Lavra (336.740 euros).
Igualmente emblemática será a construção do Sea Food Corner, um projeto de valorização do quarteirão das marisqueiras (na intersecção Rua Roberto Ivens com Rua Tomás Ribeiro), orçado em 46.640 euros. Conjugada com a requalificação de Serpa Pinto e de Heróis de França, esta intervenção concluirá a completa transformação urbanística daquela que é considerada a principal sala de refeições da região.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
