
No dia em que completou dois anos que foi eleito para comandar os destinos da autarquia, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, visitou o Mercado Municipal de Matosinhos para dar conta do início das obras de requalificação deste edifício emblemático do concelho, em vias de classificação como imóvel de interesse público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). O investimento municipal é cerca de um milhão de euros e prazo de execução da obra deverá rondar os dez meses.
Ao avançar com esta requalificação, a autarquia procurou ir ao encontro das pessoas, nomeadamente, das solicitações feitas pelos comerciantes e pelos utentes do mercado. Nesse sentido, o projecto de execução, liderado pelo Engº Vítor Abrantes, contempla, para além da reabilitação da envolvente exterior e das zonas interiores mais degradadas, acções de reabilitação complementar dos espaços interiores.
Dos trabalhos a executar, fazem parte a remodelação de toda a cobertura do edifício e das fachadas, a substituição da caixilharia exterior, a reabilitação total das instalações sanitárias e a execução de barreiras guarda-vento junto às entradas a Nascente e Poente, de forma a proteger os ocupantes do edifício das correntes de ar formadas.
Reconstruir as montras dos estabelecimentos comerciais com acesso a partir dos arruamentos envolventes ao edifício do mercado, procurando reforçar a segurança contra o risco de intrusão e instalar dois elevadores, um para transporte de pessoas e outro para transporte de cargas, foram mais duas opções relevantes neste projecto de requalificação.
O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para dar a conhecer que a autarquia apresentou ao Governo uma candidatura destinada à instalação de uma Loja do Cidadão nas laterais do Mercado, uma vez que este edifício tem uma excelente centralidade para albergar este serviço público.
Esta visita ao Mercado estava incluída numa jornada de trabalho mais vasta à freguesia de Matosinhos, nomeadamente: ao Quarteirão dos Vinhos Ponto Final, onde vai nascer o primeiro parque verde de Matosinhos Sul, num investimento a rondar os 2,5 milhões de euros; ao Parque de estacionamento de Manhufe, um espaço que já se encontra em requalificação, junto ao Cemitério de Sendim e que irá disponibilizar cerca de 700 lugares de estacionamento, albergando, em simultâneo, por altura das Festas do Senhor de Matosinhos, algumas das diversões; também ao Cemitério de Sendim e a outros locais alvos de intervenção municipal.