Taxa de execução do plano de actividades da Autarquia foi de 77,31%.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo seu Executivo Municipal, apresentou ontem à Comunicação Social o Relatório de Actividades e de Gestão referente ao ano de 2006.
A taxa de execução do plano de actividades foi de 77,31% e a Autarquia está a metade do limite do endividamento permitido por lei, indicadores que concluem que a Câmara Municipal de Matosinhos se encontra com uma óptima saúde financeira. Segundo o Presidente, “esta taxa é uma das maiores de que há memória”.
A Educação foi, sem dúvida, uma das grandes apostas da Autarquia com a instituição, em 2006, do Conselho Municipal de Educação e a criação da Carta Educativa. Cerca de 7 mil alunos estão já inseridos no programa “Escola a Tempo Inteiro”, verificando-se a atenção no que respeita a conservação e requalificação dos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo e do Ensino Básico. A aposta na Educação totalizou 7,5 milhões de euros.
A área do Turismo foi outra aposta do Executivo Municipal, com a promoção de novas iniciativas, das quais se destacam a Festa do Mar e a campanha “O Mar à Mesa”. Ambiente, Economia, Cultura e Atendimento ao Cidadão também mereceram especial atenção da Câmara de Matosinhos.
A despesa total (86,4 milhões de euros) baixou cerca de 9,5 milhões de euros em relação a 2005. Do valor total da receita, 70% é de origem própria.