
Quarteto de Cordas de Matosinhos fará interpretação musical ao vivo no espetáculo Last, no dia 21 de Abril, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Este ano, o DDD – Festival Dias da Dança vai ser NO PALCO e EM CASA, num formato misto que permite assistir a espetáculos ao vivo e online, de 20 a 30 de abril.
A programação, redesenhada nos últimos meses e altamente dependente do plano de desconfinamento recentemente anunciado, foi apresentada no Grande Auditório do Teatro Rivoli numa conferência de imprensa, transmitida através da plataforma zoom.
A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara do Porto Rui Moreira, da Presidente da Câmara de Matosinhos Luísa Salgueiro, da Vereadora de Cultura de Vila Nova de Gaia Paula Carvalhal, de Ana Feijó, da Fundação “la Caixa” (Mecenas do DDD) e do Diretor Artístico do Festival, Tiago Guedes.
Assim, a quinta edição do Festival Dias da Dança de 2021, decorre de 20 a 30 de abril. Os espetáculos acontecem de forma presencial entre os municípios do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e, pela primeira vez, estará presente em Viana do Castelo.
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery será palco, no dia 21 de abril, pelas 19 horas, do espetáculo Last, de São Castro e António M. Cabrita tendo interpelação ao vivo pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, numa produção da Companhia Paulo Ribeiro.
Sinopse Last:
Colocar em paralelo a música e o corpo – com todo o seu movimento – torna difícil imaginar se será a dança a revelar as características intrínsecas da música, como se a traduzisse; ou a música que enaltece os movimentos do corpo e o dirige numa gestualidade musical. Tal como os antepassados acreditavam, a música torna os sentimentos visíveis, os movimentos reais: ouvimos a música, criamos a dança. Enaltecemos esta relação eterna e inevitável, mantendo a sua individualidade. Last encerra em si a polaridade entre fim e continuação, tanto num sentido de ser último ou última, como na sua forma verbal de algo que perdura (to last). No ano da celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven, a obra musical The Late String Quartets é o principal condutor da coreografia. Escolha ditada pela sua complexidade, pela ousadia, pelos contrastes, pela poética, pela lógica da composição exposta por um homem irascível e imerso em surdez. Esta relação entre o corpo humano e a música, torna se ainda mais literal e visível com a interpretação ao vivo do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Conceito e coreografia SÃO CASTO, ANTÓNIO M CABRITA
Intérpretes ANA MORENO, ESTER GONÇALVES , GUILHERME LEAL, MIGUEL SANTOS, ROSANA RIBEIRO
Espaço cénico, desenho de luz, figurino SÃO CASTRO, ANTÓNIO M CABRITA
Direção técnica e consultoria ao desenho de luz CRISTOVÃO CUNHA
Música THE LATE STRING QUARTETS LUDWIG VAN BEETHOVEN
Interpretação musical ao vivo QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS VITOR VIEIRA, JUAN MAGGIORANI (VIOLINOS), JORGE ALVES (VIOLA), MARCO PEREIRA (VIOLONCELO)
Produção COMPANHIA PAULO RIBEIRO
Mais informação: https://www.festivalddd.com/
![]()
