Simulacro de explosão testará operacionalidade dos meios de proteção civil do distrito.
As autoridades distritais de proteção civil vão efetuar amanhã um importante teste à operacionalidade dos meios de socorro da região. A ação vai estar centrada na refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos, tendo por base um cenário de explosão de um dos reservatórios de petróleo bruto ali existentes.
O alerta será dado cerca das 9h15, seguindo-se a explosão e o consequente derrame de combustível e incêndio, obrigando à ativação dos planos interno e local de proteção civil. Mais tarde, devido à propagação de uma nuvem tóxica que atingiria também os concelhos da Maia, de Valongo, de Gondomar, do Porto e de Vila Nova de Gaia, será ativado o plano distrital de proteção civil.
A realização do simulacro obrigará a alguns cortes de trânsito nas imediações da refinaria e à concentração de importantes meios de socorro na zona da Exponor e da praia do Aterro.
Numa situação real, sublinhe-se, seria necessário evacuar 1313 alojamentos das imediações da refinaria (cerca de 3 mil pessoas), que seriam atingidos pela onda de calor gerada pelo incêndio do depósito. O trânsito de aeronaves de e para o Aeroporto Francisco Sá carneiro sofreria também grandes restrições relacionadas com a nuvem de fumo gerada, a qual obrigaria ainda a emitir avisos à população da região para que evitasse sair de casa. No caso deste simulacro, as ordens respetivas circularão apenas internamente a partir do centro de comando instalado na Câmara Municipal de Matosinhos.
A realização do Simulacro/Exercício terá as seguintes fases:
Será dado o alarme na refinaria de Matosinhos audível nas imediações e emitido o alerta;
Mobilização dos meios constantes do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Matosinhos para o local do sinistro;
Evacuação “simulada” da população para a zona de apoio à população
O exercício de simulacro decorre entre as 09H15 e as 12h00, pelo que durante esse período haverá locais com trânsito cortado ou condicionado e um invulgar movimento de viaturas de socorro nas seguintes ruas:
Rua Coronel Hélder Ribeiro (parque de estacionamento do aterro)
Rua Belchior Robles
Rua D. Marcos da Cruz
Rua Veloso Salgado
Av. Antunes Guimarães
Av. Dr. António Macedo
Parque de estacionamento do Mar shopping
A Câmara Municipal e todos os intervenientes no exercício agradecem a atenção e compreensão de todos os munícipes.