27.07.11
Metade das 115 instituições envolvidas considera que a situação do Concelho melhorou no último ano.
É o que revela o Relatório de Avaliação do Plano de Acção da Conselho Local de Acção Social (CLAS) para 2010/2013, hoje, dia 27 de Julho, apresentado na Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do 25º Plenário da CLAS.
A Rede Social de Matosinhos visa a articulação entre vários parceiros locais com vista à utilização dos recursos existentes, respondendo de uma forma mais eficaz às necessidades individuais e colectivas.
Em 2010, destaque, por exemplo, para a criação de 14 novas salas de pré-escolar, que permitiram 350 vagas, a participação de 1282 pessoas em cursos de alfabetização, a instalação no Concelho de 34 novas empresas ou o atendimento de 1400 desempregados.
No ano passado foram também criadas 4 equipas de Cuidados Continuados Integrados e 2 Unidades de Cuidados Continuados Integrados, e efectuadas 387 novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, 35 ao Programa Recria, 16 ao Programa Solarh, entre muitas outras medidas.
Os dados foram avançados em jeito de balanço pelo Vice-presidente da Autarquia e Vereador da Acção Social, Dr. Nuno Oliveira. “Os projectos da Rede Social, nas várias vertentes, como a educação, terceira idade, infância, toxicodependência, emprego, entre outras, abrangem cerca de 56 mil pessoas nas 10 freguesias do Concelho”, sintetizou.
Embora cerca de 50% das instituições considerem que a situação social do Concelho melhorou no último ano, 13% entendem que os problemas pioraram, principalmente por causa do desemprego e das dificuldades económicas que o País vive. Todavia, o Dr. Nuno Oliveira defende que, dadas as circunstâncias, “o balanço é claramente positivo”. “94% das instituições acham muito importante a participação na Rede Social. Mas é preciso fazer mais. O nosso plano termina em 2013 e ainda há muito caminho a percorrer”, disse.
Às actuais 115 instituições que trabalham na Rede Social de Matosinhos, irão juntar-se mais 16, que funcionarão como “parceiros estagiários” e que terão, durante um ano, o acompanhamento permanente por parte da Câmara Municipal de Matosinhos.
São elas: Associação Bem Estar, Associação Centro Ocupacional e de Repouso Família Sá, Associação Crescer a Inovar Caminhos, Associação de Doentes de Alzheimer de S. Mamede Infesta, Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos, AFECTUS, Lda., Associação Portuguesa de Apoio aos Implantes Cocleares, Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, Associação Rumo Feliz, Associação de Solidariedade Social dos Profissionais da Contabilidade, Economia, Gestão e Auditoria, Centro Associativo de Arte e Cultura Quill Pen, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Passo Positivo, e Questão de Família, Saúde e Apoio Domiciliário, Lda.
Para 2011, o Plano de Acção Social prevê, entre outros objectivos, a criação de 22 novas salas de educação pré-escolar (552 vagas), o desenvolvimento do projecto Agir em Matosinhos, a contratualização de acções de formação/qualificação com 200 beneficiários de Rendimento Social de Inserção por ano, a dinamização de formações e estágios nos restaurantes do concelho, o apoio à instalação de empresas, a criação e implementação de uma plataforma digital de divulgação e de gestão de ofertas de educação formação de adultos.

Conteúdo atualizado em27 de julho de 2011às 16:39
