Três dias para conhecer o modo de vida no Castro do Monte Castêlo.
É já amanhã que se inicia a recriação histórica do Castro do Monte Castêlo, conhecido por Castro de Guifões.
Organizado pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, este evento já vai na sua quinta edição e tem como principal objetivo dar a conhecer a história do Castro Guifões.
Ao longo de três dias, será possível assistir à recriação do quotidiano e modo de vida dos povos castrejos, juntamente com um programa recheado de muita música, danças, animação de rua, demonstração de ofícios, contos e lendas, teatros e espetáculos de fogo.
O lugar do Castro do Monte Castêlo apresenta as raízes enterradas da primeira povoação de Matosinhos, habitada desde antes do século V antes de Cristo até ao século V da Era cristã.
Classificado como imóvel de interesse público desde 1971, o Castro de Guifões tem vindo a ser alvo de um conjunto de escavações arqueológicas numa parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o objetivo de descobrir o modo como decorreu o crescimento e o posterior desaparecimento da povoação portuária daquela zona.
A entrada para este evento é livre. A organização disponibiliza transporte do centro de Guifões até ao recinto do evento, que se realiza junto ao Clube de Caçadores de Matosinhos, na Rua Monte Castêlo (Guifões).