Resíduos recicláveis irão reverter a favor de uma instituição do Concelho
A partir de hoje 1850 casas na Senhora da Hora passarão a estar abrangidas pela recolha seletiva de resíduos domésticos.
Ao longo do mês de maio, equipas da Lipor- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto irão visitar os moradores e instalar os contentores apropriados para receber papel/cartão, plásticos/ metal, vidro, resíduos orgânicos e resíduos indiferenciados.
O objetivo é potenciar a separação de resíduos com potencial de reciclagem, encaminhando-os para posterior valorização. A recolha será feita porta-a-porta, reduzindo-se, assim, a quantidade de lixo depositado na via pública.
Além da Senhora Hora, o projeto irá arrancar em maio nos conjuntos habitacionais da Carcavelos, Estádio do Mar e da Bataria, e nos restaurantes da Rua Heróis de França.
O projeto foi hoje apresentado no auditório da Cooperativa das Sete Bicas, na Senhora da Hora, e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, e do administrador da Lipor, Fernando Leite.
Luísa Salgueiro lembrou que “estas são pequenas diferenças com grandes resultados nas nossas vidas”. “Este projeto permite-nos organizar os resíduos, transformá-los e valorizá-los, pois regressam ao circuito económico. Não nos podemos esquecer que foram sobretudo as crianças que ajudaram a mudar os nossos comportamentos”, salientou a edil.
Também o Vereador do Ambiente salientou o papel importante da educação”, dado que “foram as crianças que iniciaram o processo de separação dos resíduos, foram elas que trouxeram esta mensagem das escolas para as nossas casas”. Correia Pinto admitiu, todavia, que “se não houver o empenhamento da comunidade, nada se consegue fazer”. “Vamos ter que nos familiarizar com esta dinâmica”, concluiu.
Este projeto integra a campanha "Reciclar é dar +". Além da componente ambiental, a campanha apresenta um cariz social, pois os resíduos recicláveis recolhidos revertem a favor de instituições e/ou projetos sociais locais. No caso do município de Matosinhos, o objetivo é alcançar as 150 toneladas recicláveis num ano, cujo valor pecuniário atribuído reverterá a favor da Associação Rumo à Vida, uma Instituição de Solidariedade Social do Concelho que presta apoio a cidadãos com deficiência.
Recolha seletiva de resíduos porta-a-porta
Senhora da Hora das 21h00 às 03h40
- Papel/ Cartão- Quartas-feiras
- Vidro- Sextas-feiras (de 15 em 15 dias)
- Plástico/ Metal- Terças e sextas-feiras
- Resíduos indiferenciados- Sábados
- Resíduos Orgânicos- Segunda e quintas-feiras
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
