Dezassete reclusos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo estão a trabalhar para a Câmara Municipal de Matosinhos na limpeza de espaços públicos da cidade.
Desde o início de Janeiro que dezassete reclusos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo estão a trabalhar para a Câmara Municipal de Matosinhos, na limpeza de espaços públicos da cidade.
A iniciativa surgiu de um protocolo entre a Direcção-Geral de Serviços Prisionais, a Misericórdia de Matosinhos e a autarquia matosinhense, com vista à reinserção social dos reclusos. Neste momento, os dez homens e as sete mulheres de Santa Cruz do Bispo estão a fazer a limpeza de terrenos municipais, de áreas florestais e de espaços verdes, e também a vigilância de ecocentros e de sanitários públicos.
Metade das 210 detidas em Santa Cruz do Bispo – uma cadeia que inclui presos dos dois sexos – está envolvida actualmente em programas laborais, sendo que dessa, cerca de 80 têm trabalho fixo no perímetro da cadeia, em manutenção, limpeza e oficinas.
A autarquia matosinhense fornece também transporte e alimentação aos reclusos envolvidos na parceria entre as três entidades.