Edifício de Matosinhos está entre os finalistas da 60ª edição dos prémios FAD de Arquitectura e Interiores de Barcelona
A Casa da Arquitectura, situada no edifício da Real Vinícola, em Matosinhos, está entre os finalistas da 60ª edição dos prémios FAD de Arquitectura e Interiores de Barcelona.
O Fomento das Artes Decorativas - atualmente designado Fomento das Artes e do Design - criou os Prémios FAD de Arquitetura em 1958, para reconhecimento dos melhores e mais inovadores projetos ibéricos de arquitetura contemporânea.
Atribuídos anualmente, os prémios FAD de 2018 tiveram este ano a concurso 392 trabalhos: 146 de Arquitetura, 143 de Design de Interiores, 29 de Cidade e Paisagem e 74 de Intervenções Efémeras.
A Casa da Arquitectura, localizada no edifício da Real Vinícola, na Avenida Menéres, em Matosinhos, da autoria do arquiteto municipal Guilherme Machado Vaz, está entre os finalistas dos prémios FAD de Arquitetura e Interiores 2018, na categoria arquitectura.
A participação no certame foi feita com fotos de Luis Ferreira Alves, e na avaliação do júri pode ler-se: "O antigo edifício da Real Vinícola marca o tecido urbano de Matosinhos. O seu design do final do século XIX regressa à cidade graças a um projeto de Guilherme Machado Vaz. Com uma recuperação total e com intervenções contemporâneas ocasionais, o projeto reúne diversas épocas criando um conjunto unitário".
O vencedor do certame será conhecido já no próximo dia 7 de junho.
Edificada entre 1897 e 1901, a Real Vinícola foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Ligado à exportação de vinhos da “Real Vinícola” da “Méneres e & Cia”, este gigantesco complexo possuía amplos armazéns, uma tanoaria com mecanismos a vapor e até uma ligação privativa ao Porto de Leixões por intermédio de veículos em carris, puxados por animais.
Adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e foi alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções.
Desde o dia 18 de novembro de 2017, a Real Vinícola passou a acolher a sede da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura.
A Casa da Arquitectura conta com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos, um restaurante e um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados com a vocação industrial do imóvel. Um investimento total que ultrapassa os oito milhões de euros.
Refira-se que há mais 8 obras portuguesas entre os finalistas destes galardões. Na categoria arquitetura, para além da já mencionada Casa da Arquitectura, estão ainda a concurso, a Casa na Arrábida, da Extrastudio, e a Casa na Estrela, de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus; em arquitectura de interiores, a obra Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, de João Mendes Ribeiro; na categoria cidade e paisagem, a Praça do Fonte Nova, de José Adrião; em intervenções efémeras, o Pavilhão do lago, de Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral, o Pavilhão no Jardim de Serralves, de Diogo Aguiar, e o Carnet C10 - Instalação no Mosteiro da Serra do Pilar, de Pedro Matos Gameiro, Marta Sequeira e Carlos Machado Moura; por fim, em pensamento e crítica, “Matéria-Prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza”, de André Tavares, Maria João Macedo, Maria Ramos (Fundação Serralves).
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
