Sessões de esclarecimento sobre a estratégia para Matosinhos e Leça da Palmeira
Empresários da restauração, agentes do sector imobiliário e comerciantes encheram ontem o Espaço ESAD IDEA, na Rua Brito Capelo, para assistir à apresentação do Programa Estratégico das Áreas de Reabilitação Urbana (PERU) de Matosinhos e Leça da Palmeira.
Recorde-se que está a decorrer o período de discussão pública relativo à Área de Reabilitação Urbana (ARU) localizada a norte da Avenida da República.
Seguir-se-á posteriormente a ARU a sul da Avenida da República.
O programa conta com o apoio da Matosinhos Habit e tem um investimento previsto de 150 milhões de euros para os próximos 15 anos, sendo a maior fatia relativa ao sector privado.
Esta sessão de esclarecimento surge na sequência da abertura do Balcão de Reabilitação Urbana, integrado na Loja do Munícipe. Este novo espaço pretende dar conhecimento dos benefícios fiscais para imóveis a reabilitar e dos programas de financiamento, apoiar na instrução dos processos e agilizar todos os procedimentos.
Daniel Miranda, da consultora Quaternaire, fez a apresentação do PERU, explicando a necessidade do incentivo à recuperação do património edificado, tendo em conta o estado de degradação, e dando a conhecer os programas de financiamento no domínio da reabilitação urbana quer para projetos públicos quer para investimentos privados.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos frisou que “este é um processo de diálogo”. “A reabilitação é uma obrigação. É um desígnio nacional. Matosinhos não pode ficar de fora deste processo”, defendeu Eduardo Pinheiro.
Também o presidente da junta da união de freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, salientou a importância da preservação do património, da reabilitação do espaço urbano e de uma dinâmica cultural que atraia ainda mais turistas para a cidade.
Presentes na sessão estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, e o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
Para aceder ao PERU que está em discussão pública, consulte aqui.
Para hoje está agendada uma nova sessão de esclarecimento sobre esta temática, que terá lugar a partir das 18h00 no Centro Franciscano e Pastoral e Ação Social de Leça da Palmeira.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
