Primeira fase da intervenção concluída no primeiro trimestre de 2016.
Mais de dois mil fogos em conjuntos habitacionais do Concelho de Matosinhos estão a ser alvo de um programa de requalificação.
Este investimento, no valor de 10 milhões de euros, irá beneficiar mais de cinco mil pessoas dos bairros da Biquinha, Angeiras, Guarda, Fundação Salazar, Lagoa, Carcavelos, Teixeira Lopes, Custió, Sendim, Esquinheiro e Farrapas.
Recorde-se que, face à suspensão do co-financiamento no valor de 70% previsto pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a reabilitação de vários conjuntos habitacionais, a Câmara Municipal de Matosinhos teve que recorrer a um empréstimo bancário para que a Matosinhos Habit conseguisse realizar as obras necessárias ainda que num ritmo mais lento.
Esta manhã, o Presidente da Câmara de Matosinhos visitou os conjuntos habitacionais da Biquinha e de Sendim para verificar a evolução dos trabalhos. Acompanhado pelo Vereador do Espaço Público, António Correia Pinto, e pela administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, Guilherme Pinto referiu que a prioridade nesta primeira fase foram as coberturas, a impermeabilização das fachadas e, em algumas situações, o interior das habitações. “Estou muito satisfeito. Está a correr muito bem. Neste momento falta apenas a cobertura de um bloco do Conjunto Habitacional do Seixo”, disse.
O edil adiantou que “o grosso das obras em curso estará concluído na primavera de 2016”. Segue-se uma nova fase onde está ainda previsto o lançamento de mais cinco empreitadas, orçadas em 8,2 milhões de euros e que requalificarão os bairros dos Pescadores, da Cruz de Pau, de 25 de Abril e de Custóias, concluindo ainda o plano de intervenção na Biquinha.