Obras de melhoramento na sede social beneficiam 500 associados.
Uma sede condigna para os dirigentes, associados, colaboradores e atividades do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta. Foi esse o objetivo do investimento apoiado pela Câmara Municipal de Matosinhos, inaugurado dia 17 de março, enquanto o projeto da nova sede social, construída de raiz, não se concretiza.
“Não é o nosso sonho. Queríamos uma sede social nova, mas as circunstâncias do país não o permitiram. Mas acredito que mais tarde ou mais cedo, veremos o nosso sonho concretizado”, afirmou o presidente do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, João Sousa.
Na sessão de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos recordou que o “país está numa crise muito grande”. “Eu também gostava de estar aqui a inaugurar uma nova sede, mas reconheço que só faz sentido mudar para uma sede muito melhor. Estamos em negociações com o proprietário de um terreno. O compromisso está de pé. Enquanto não é possível, penso que este sede tem toda a dignidade e o conforto necessário”, explicou o Dr. Guilherme Pinto, na presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
O Rancho Típico de São Mamede de Infesta, constituído a 17 de novembro de 1981, incide na promoção e divulgação do folclore, da etnografia, das danças e cantares locais, quer através do seu grupo de folclore adulto e infantil, quer através da sua escola de formação.
De alguns anos a esta parte promove a Quinzena Cultural de S. Mamede de Infesta, que conta já com 21 edições (até 2011), momento de festa, confraternização, cultura e animação. Para além dos inúmeros intercâmbios que realiza em prol da promoção da cultura popular e do nome de Matosinhos.